Sem a rotina escolar, muitas crianças passam o período das férias em busca de atividades para se distrair. E, para gestores e síndicos de condomínios, é um período de atenção e trabalho redobrado, tendo em vista que as crianças estão presentes por mais tempo nas áreas comuns, interagindo e brincando o dia todo. É preciso ficar em alerta para garantir a boa convivência e a própria integridade dos condôminos e, assim, evitar grandes transtornos.

 

Iniciativas básicas ajudam a tornar o período das férias mais tranquilo e seguro. As principais são:

  • reforço na manutenção do playground,
  • tratamento adicional das piscinas, com atenção à temperatura da água;
  • comunicação de responsabilidades dos pais e tutores;
  • garantia do bloqueio de acesso a áreas de risco;
  • instalação de placas indicativas e a aquisição de brinquedos com selo de qualidade.

 

Alguns problemas comuns, inevitavelmente, poderão acontecer e é preciso estar atento e agir de forma rápida e eficaz. A seguir:

  • crianças sem o acompanhamento de adultos brincando em escadas e garagens;
  • excesso de ruído;
  • acesso às áreas técnicas restritas;

 

É recomendável criar um plano operacional elencando os itens citados, evitando a falta de comunicação sobre segurança e horários e a abordagem inadequada da criança ou seus responsáveis.

 

Responsável legal e gestores têm responsabilidades distintas 

Assim como o gestor do condomínio, os responsáveis também precisam ter uma atenção plena às crianças durante o período das férias escolares.

O síndico é o representante do condomínio. A sua responsabilidade é dar cumprimento às disposições da convenção e do regimento interno, relembrando aos moradores as normas de segurança e de circulação, cobrando também dos colaboradores para que permaneçam em atentos quanto à observância dessas normas.

“Já os pais e familiares, sem prejuízo de adultos que presenciarem crianças brincando em áreas comuns, devem estar atentos com a observância das regras condominiais e de segurança do condomínio, podendo os pais ou responsáveis serem responsabilizados em caso de danos provocados ou eventualmente sofridos pelas crianças, nos termos da legislação específica.

 

O síndico deve verificar se todos os equipamentos do prédio estão em bom estado, se os brinquedos funcionam e não oferecem riscos; se todas as grades de proteção e estruturas estão em conformidade com as normas de segurança para o uso e circulação de moradores. Deve ainda reforçar as regras de convivência e limites de uso da área comum”.

Cabe lembrar que o síndico pode aplicar as sanções previstas nas normas condomínios em caso de eventuais irregularidades previstas nas normas condominiais, devendo ser proporcionais à gravidade da infração e à frequência do desrespeito às normas. Pode variar de uma advertência verbal, ou por escrito, a multas progressivas pela reincidência.

 

Crianças precisam estar sob o foco de atenção 

Com a mudança de rotina das crianças no período das férias, os responsáveis precisam monitorá-las o tempo todo. É necessário estar atento a um ponto em especial: “As crianças irão interagir entre si, ainda mais se forem bebês ou crianças que não têm o hábito de lidar com outras crianças, o que pode gerar possíveis mordidas e episódios de frustração, por não saberem ainda como compartilhar o mesmo espaço. Nesse ponto, é uma ótima oportunidade de aprendizado para todos os envolvidos”.

Atentemos que é responsabilidade dos pais a organização da rotina dos filhos, promovendo variedade de atividades com foco no bem-estar, desenvolvimento e segurança dessa criança.